sexta-feira, 20 de novembro de 2009

As Três Leis de Newton!



Primeira Lei: Princípio da Inércia

Inércia é a propriedade que a matéria tem de manter o movimento o seu estado de repouso ou de movimento. Sob condições de força resultante nula, um corpo permanece em repouso ou em movimento com velocidade vetorial constante. Um corpo em movimento tende, por inércia permanecer em movimento e um corpo em repouso permanecer em repouso.

Aplicações:

* Quando andamos a cavalo e o animal dá um “arranque”, nosso corpo tende a manter seu estado de repouso, portanto somos projetados na direção inversa à que o cavalo estiver se movimentando; da mesma forma, quando o cavalo pára de uma vez, nosso corpo tende a continuar o movimento, por isso somos projetados na direção em que se estava anteriormente.
* Quando o foguete espacial fica livre de ações gravitacionais significativas do resto do universo, seus motores são desligados, porém através da inércia, o foguete espacial mantém sua velocidade constante.
* Quando uma pessoa está dentro de um ônibus, em movimento e de repente o ônibus dá uma freada brusca, o que acontece com a pessoa? Com certeza ela irá ser “empurrada” para a direção em que o ônibus estava andando. Essa propriedade física se chama inércia, ou seja, é a tendência natural que os corpos possuem em manter velocidades constantes, de permanecerem como estão.

Segunda Lei: Principio Fundamental da Dinâmica

Este princípio consiste na afirmação de que um corpo em repouso necessita da aplicação de uma força para que possa se movimentar, e para que um corpo em movimento pare é necessária a aplicação de uma força. Um corpo adquire velocidade e sentido de acordo com a intensidade da aplicação da força. Ou seja, quanto maior for à força maior será a aceleração adquirida pelo corpo.

Aplicações:

* Numa partida de futebol, o jogador que faz o passe procura controlar a intensidade e a direção da força a ser aplicada na bola, para que ele adquira rapidez e a direção desejada em seu movimento.

Terceira Lei: Ação e Reação


Se um corpo A exerce uma força em um corpo B, o corpo B reage em A com uma força de mesma intensidade, mesma direção, mas de sentido oposto.

Aplicações:

* Um carro, para se movimentar, “empurra” com as rodas a rua (ação) e a rua reage sob os pneus com uma força de igual intensidade (reação).
* Para levantarmos mais depressa, empurramos o chão e a cadeira intensamente para baixo.
* Se eu chuto uma bola automaticamente ela reage sobre o meu pé, mesma coisa se eu empurrar uma pessoa ela vai reagir me empurrando também.









Alunas: Débora, Maria Eduarda, Raissa e Raíza.

Um comentário: