sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Lei dos corpos em queda.

A lei dos corpos em queda diz que todos os corpos caem com aceleração constante, uma vez que o efeito da aceleração gravítica, ou seja, da gravidade em todos os corpos, à mesma altura, é igual. Esta lei só é validada no vácuo, pois como a densidade dos corpos é diferente, no ar o corpo mais pesado exerce maior força e cai antes do outro corpo.
Um exemplo que podemos dizer, o mais famoso usado nos livros para demonstrar de um jeito mais facil esta lei consiste em colocar num tubo em vácuo uma pedra e uma pena e observar que ambos caem à mesma velocidade.
Esta lei foi descobertae analisada por Galileu Galilei, foi revistada por Isaac Newton e assim com Albert Einstein foi criada a Teoria Mecânica do Cosmo.
O grande cientista italiano Galileu Galilei descobriu as leis da queda dos corpos pouco antes da invasão do Brasil pelos holandeses. Galileu analisou que uma esfera rolando por um plano inclinado percorria uma distância 4 vezes maior em 2 segundos do que em 1 segundo. Ele assim provou que a distância percorrida a partir do repouso variava com o quadrado do tempo. Ele mostrou ainda por cima, que a velocidade da bola ao fim de 2 segundos era o dobro da velocidade ao fim de 1 segundo, sendo assim a velocidade variava proporcionalmente com o tempo. Em outros termos, a aceleração da bola era constante. Quando Galileu aumentou cada vez mais a inclinação do plano, a aceleração da bola se tornou cada vez maior. Ele pensou que se a bola caísse verticalmente, sua aceleração seria de 9,8 metros por segundo.


Lenda da Torre de Pisa

A Lenda da Torre de Pisa diz que, no final do século XVI, Galileu teria subido até o topo da Torre de Pisa para demonstrar(sua experiêcia) para outros professores e para seus alunos que, quando deixados cair do alto da torre, dois objetos de pesos diferentes atingiriam o chão ao mesmo tempo. O objetivo era provar que a velocidade da queda é independente do peso. Mas, surpreendentemente, Galileu não teve sucesso no seu experimento, pois os dois objetos não chegaram no chão ao mesmo tempo. A explicação dada por Galileu para a falha de seu experimento foi que as duas bolas só cairiam ao mesmo tempo se o experimento fosse feito no vácuo.


O princípio da Inércia de Acordo com Galileu

Galileu Galilei dizia que o estudo sobre os movimentos requeria experiências mais cuidadosas. Depois da realização de vários experimentos Galileu percebeu que sobre um livro que é empurrado, por exemplo, existe a atuação de uma força chamada Força de Atrito, e que essa força é sempre contrária à tendência do movimento dos corpos. Assim, ele percebeu que se não houvesse a presença do atrito o livro não pararia se cessasse a aplicação da força sobre ele, ao contrário do que pensava Aristóteles.
As conclusões de Galileu podem ser sintetizadas da seguinte maneira:
Se um corpo estiver em repouso, é necessária a aplicação de uma força para que ele possa alterar o seu estado de repouso. Uma vez iniciado o movimento e depois de cessado a aplicação da força, e livre da ação da força de atrito, o corpo permanecerá em movimento retilíneo uniforme (MRU) indefinidamente.
Os experimentos de Galileu levaram à conclusão da seguinte propriedade física da matéria: inércia. Segundo essa propriedade, se um corpo está em repouso, ou seja, se a resultante das forças que atuam sobre ele for nula, ele tende a ficar em repouso. E se ele está em movimento ele tende a permanecer em movimento retilíneo uniforme.
Anos mais tarde, após Galileu ter estabelecido o conceito de inércia, Sir Isaac Newton formulou as leis da dinâmica denominadas de “as três leis de Newton”. Newton concordou com as conclusões de Galileu e utilizou-as em suas leis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário